Quibe de Okara

O okara é o resíduo que sobra do preparo do leite de soja e tofu. Como ele tem fibras e pode até possuir alguns nutrientes que não foram para o leite, recomendo não jogar fora. É um ingrediente super versátil e ficou ótimo neste quibe!

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de okara (resíduos do leite de soja e tofu)
1 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 e 1/2 xícaras (de chá) de água quente
1 xícara (de chá) de cebola picada
3 dentes alho picados
1/2 xícara (de chá) de hortelã fresca picada
1/2 xícara (de chá) de salsinha fresca picada
2 colheres (de sopa) de azeite
2 colheres (de sopa) de suco de limão
Sal e pimenta a gosto
1 batata grande cozida e amassada (1 xícara)
1/2 xícara (de chá) de aveia + 1/2 xícara (de chá) de água

  • Preço médio: R$5,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 1 hora

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 210ºC.
Em uma vasilha grande, coloque o trigo para quibe, a água quente e deixe de molho por 15 minutos, até a água secar. Você pode hidratar o trigo em água em temperatura ambiente, mas demora mais e precisará espremer; desta forma é mais rápido e toda a água é absorvida.
Adicione a cebola picada, os dentes de alho picados, o orégano desidratado, a hortelã fresca picada, a salsinha fresca picada, o azeite, o suco de limão e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture e adicione o okara.
Como o okara não é tão macio e dependendo do liquidificador pode ficar bem pedaçudo, pode ser necessário dar liga ao quibe. Utilizei batata cozida e aveia hidratada.
Cozinhe e amasse a batata e misture a aveia com a água e deixe de molho por 15 minutos. Coloque estes ingredientes na vasilha e misture bem.
Se ainda assim ele não ficar “modelável”, adicione farinha de trigo branca ou integral aos poucos.
Corrija o sal, se necessário, e coloque em uma forma antiaderente untada com azeite.
Aperte bem para ficar bem compacto, pincele um fio de azeite e faça riscos para decorar.
Asse por cerca de 50 minutos ou até o quibe ficar com as bordinhas levemente douradas. Está pronto!

Dicas

  • Eu gosto de misturar a batata cozida e a aveia para dar liga, mas é possível usar só um ou outro. Neste caso, recomendo o uso de 1 xícara e meia de purê de batata ou 1 xícara de aveia misturada em 1 xícara de água (misture e deixe de molho por 15 minutos).
  • Não testei fritar esta receita, acredito que precisará de farinha de trigo para dar liga. Caso testar, compartilha com a gente?
  • Veja a receita de quibe de tofu aqui.
  • Aqui no blog temos outras receitas de quibe assado, como o de berinjela, de grão-de-bico e o de abóbora. Veja as receitas aqui. Veja uma versão sem glúten de quibe aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.