Risotto de Cogumelos e Tofupiry

Este risotto de cogumelos fica pronto em cerca de 35 minutinhos e é super saboroso e cremoso. Tem gente que coloca manteiga, margarina ou creme de leite para deixar cremoso, substitui pelo tofupiry e ficou maravilhoso!

Ingredientes

1 xícara (de chá) de funghi seco
1 e 1/2 xícara (de chá) de arroz arbório
1 xícara (de chá) de shiitake desidratado
5 colheres (de sopa) de cheiro verde picado
Caldo de legumes caseiro ou 1 tablete de caldo de legumes
3 dentes de alho amassados
1/2 cebola picada
3 colheres (de sopa) de tofupiry (Receita aqui)
4 colheres (de sopa) de óleo vegetal
Sal a gosto

  • Preço médio: R$14,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 35 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Lave o shiitake e o funghi se estiverem muito sujos, caso contrário não precisa. Hidrate-os na mesma vasilha com 6 xícaras de água. Deixe descansar por 15 minutos no mínimo. Enquanto isso, pique os outros ingredientes. Retire os cogumelos da água, mas guarde-a, e pique-os em pedaços pequenos.
Refogue a cebola e  o caldo de legumes em 2 colheres de óleo, até a cebola dourar, e acrescente a água dos cogumelos. Deixe ferver para formar um caldo e abaixe o fogo.
Doure o alho em 2 colheres  de óleo, adicione os cogumelos, refogue, em seguida coloque o arroz, temperando com um pouco de sal. Adicione à panela  uma concha do caldo e vá mexendo para o arroz soltar o amido.
De pouco em pouco, coloque o caldo no arroz, sempre mexendo bem, até formar uma mistura grossa. Coloque o restante do caldo, tampe e deixe cozinhando em fogo baixo. Quando estiver quase seco coloque o cheiro verde e o tofupiry, e desligue o fogo.
Deixe o risoto descansar por 10 minutos antes de servir. Bom apetite!

Dicas

  • No lugar do tofupiry você pode usar leite de coco, creme de leite de soja ou creme de castanha de caju (receita aqui).
  • Na receita usei cogumelos desidratados; caso comprar frescos, não deixe de molho, pois poderão perder o gosto e ficar aguados. Neste caso, use a mesma quantidade de água que foi usada para hidratar os cogumelos desidratados no preparo do risoto.
  • Tem gente que não gosta de caldo de legumes pronto (nesta receita utilizei ele), mas hoje faço ele caseiro, pois fica mais saboroso e saudável (receita aqui)
  • Sobre o vídeo, o ideal é não lavar o arroz, mas como na época eu não entendia muito de risottos acabei lavando. Hoje não lavo mais. Segui as orientações da embalagem que falava para lavar.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.