Torta de Palmito (com Massa de Grão de Bico)

Esta torta é deliciosa, diferente e saudável! A massa não precisa de farinha, leva apenas grão-de-bico e temperinhos, e você pode fazer tanto tortas quanto empadinhas com ela. Esta massa pode ser servida com outros recheios, como um refogado de brócolis, como ensinei aqui, com espinafre e tofu, como ensinei aqui, e com recheios gelados, como antepasto de berinjela e guacamole.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1 colher (de sopa) de suco de limão
1/2 colher (de chá) de sal (ou mais, se preferir)
1/4 de xícara (de chá) de azeite

Recheio de Palmito:

3 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
2 xícaras (de chá) de palmito picado (usei pupunha)
1/3 de xícara (de chá) de azeitonas picadas
1/3 de xícara (de chá) de extrato de tomate
1 colher (de sopa) de amido de milho misturada em 2 colheres (de sopa) de água
Orégano a gosto
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Salsinha picada a gosto

  • Preço médio: R$17,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 12h (molho) + 20 minutos (preparo) + 25 minutos (forno)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque o grão-de-bico cru de molho com o dobro de água por 12 horas. Escorra, lave e coloque em uma panela de pressão, cubra com dois dedos de água e deixe cozinhar por 5 minutos depois que pegar pressão. Desligue.
Pré-aqueça o forno a 210ºC.
Escorra bem o grão-de-bico e coloque em um processador. Adicione o suco de limão, o sal, o orégano desidratado e o azeite. Bata para virar uma pasta grossa. Eu gosto de bater pouco, para deixar uns pedacinhos.
Unte uma forma, de preferência com fundo removível (a minha tem 25cm de diâmetro), com óleo, distribua a massa com uma colher, modelando as laterais. Procure deixar a camada uniforme.
Faça furos de leve com um garfo e leve para assar por 20 minutos, até a massa ficar sequinha.
Enquanto isso, prepare o recheio. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Adicione o  palmito picado, as azeitonas picadas e tempere com sal e orégano a gosto. Acrescente o extrato de tomate e misture. Em seguida, adicione o amido de milho misturado com a água, misture para engrossar e desligue. Tempere com pimenta e salsinha a gosto. Reserve.
Passados os 20 minutos, retire a massa do forno, distribua o recheio e volte ao forno por mais 5 minutos. Está pronto!

Dicas

  • Como eu disse, esta receita não precisa de farinha, mas é importante que você escorra bem o grão-de-bico. Se você ver que a massa não está como a do vídeo, coloque umas 2 colheres de farinha de trigo, trigo integral ou de arroz.
  • Não testei, mas acredito que é possível amassar o grão-de-bico com o garfo, ao invés de utilizar o processador.
  • Se quiser, ao invés de fazer esta receita em uma forma grande, pode fazer em forminhas pequenas de empada, e deixar estas tortinhas tanto abertas quanto fechadas. Neste caso, use forminhas antiaderentes ou bem untadas, coloque a massa com uma colher, coloque o recheio e tampe com uma camada fina. Como são menores, o tempo de formo é um pouco menor também, acredito que em uns 15 minutos estarão boas (a casca precisa estar sequinha e corada).
  • Pra deixar estas tortinhas fechadas com uma cor bonita, você pode fazer uma mistura de azeite com molho de tomate, em proporção de 1:1. Ao invés de usar o molho com azeite, dá para por catchup com azeite, café coado sem açúcar cm azeite ou azeite com shoyu.
  • Eu prefiro deixar as empadinhas fechadas e a torta maior aberta, porque a massa, embora firme, fica um pouco quebradiça com uma superfície grande.
  • Se você quiser fazer uma torta grande fechada, faça mais meia receita.
  • Você pode fazer esta receita sem cozinhar o grão-de-bico, como o Casal Natureba ensinou aqui e aqui. Recomendo acompanhar o trabalho deles, gosto muito (:
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.