Caldinho de Ervilhas

Aprenda a fazer uma deliciosa opção de caldinho, que é perfeita para este tempo frio! O caldinho de ervilhas é super saboroso, nutritivo, fácil de preparar e ainda tem esta cor lindona!
Receita atualizada em 05/06/2015

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (de chá) de ervilha seca
3 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
Sal a gosto (usei cerca de 1 colher de chá)
1 folha de louro
4 xícaras (de chá) de caldo de legumes caseiro (receita aqui)
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Azeite a gosto

  • Preço médio: R$4,00

  • Serve em média 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 12h (molho das ervilhas) + 25 min (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, coloque as ervilhas de molho com o triplo de água por 12 horas. Este molho não só ajuda a deixar elas mais moles, como também com relação aos fitatos (saiba mais aqui). Em seguida escorra, lave e reserve.
Em uma panela de pressão em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a ervilha e refogue por cerca de 3 minutos. Tempere com sal a gosto, acrescente a folha de louro e adicione o caldo de legumes. Tampe a panela de pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos depois que pegar pressão e desligue.
Retire a tampa depois que saiu a pressão e veja se as ervilhas estão cozidas. Caso estiverem, adicione a salsinha e cebolinha picadas, regue com um fio de azeite e misture.
Sirva com croutons ou torradas se gostar.

Meus croutons eu faço assim:
Corto o pão de forma em cubinhos, tempero eles com um pouquinho de vinagre, azeite, sal e orégano. Aqueço uma frigideira antiaderente em fogo médio e coloco os cubinhos de pão, e fico mexendo até eles ficarem douradinhos! (:
Está pronto!

Dicas

  • O tempo de cozimento é mais ou menos este, podendo ser menos se sua ervilha estiver mais nova ou mais se ela estiver muito velha. Por isso que é importante que o fogo esteja baixinho para não queimar e que você abra no tempo indicado.
  • Depois de pronta, você pode bater seu caldinho, caso quiser um creme bem liso. Se suas ervilhas estiverem novinhas, vão derreter completamente e isso nem será necessário.
  • Se você quiser, pode adicionar uma batata picadinha antes de fechar a pressão e depois bater no liquidificador, para deixar sua sopa ainda mais cremosa.
  • Você também pode por um pouquinho de leite de coco ou creme de soja na sua sopa, para deixar mais cremoso.
  • No lugar do caldo de legumes você pode usar apenas água, mas recomendo que coloque mais temperinhos, para que o caldinho fique bem saboroso. Você também pode usar a água com um tablete de caldo de legumes industrializado, mas como é um produto com muito sódio, não é muito saudável.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.