Quibe Assado de Grão-de-Bico

Este quibe de grão-de-bico, além de saboroso, é bastante nutritivo! Ele é perfeito para fazer no dia-a-dia e servir com saladas e refeições.
Receita atualizada em 21/05/2016.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
1 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 e 1/2 xícaras (de chá) de água quente
3 dentes de alho grandes bem picados
1/2 xícara (de chá) de cebola bem picada
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
2 colheres (de sopa) de hortelã fresca picada
2 colheres (de sopa) de limão
2 colheres (de sopa) de azeite
2 colheres (de sopa) de tahine
Cominho em pó a gosto
Sal a gosto

  • Preço médio: R$6,50

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho) + 25 minutos (preparo) + 1 hora (forno)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, deixe o grão-de-bico de molho, coberto por água, por 8 horas. É importante deixar de molho não só para deixar o grão macio, mas também pelos fitatos (saiba mais aqui).
Depois escorra, lave e coloque na panela de pressão, cubra com 2 dedos de água e deixe cozinhar por 10 minutos depois que pegar pressão e desligue.
Pré-aqueça o forno a 210ºC.
Enquanto o grão-de-bico está na pressão, coloque a água para ferver. Coloque o trigo para quibe em uma vasilha e jogue a água por cima. Deixe de molho até ficar macio, o que vai levar cerca de 15 minutos. Desta maneira você não precisará espremer o quibe, pois toda a água será absorvida, se você usar as quantidades indicadas.
Coloque o grão-de-bico já cozido no processador e bata até obter uma pasta uniforme. Se não tiver processador, use um liquidificador potente ou amasse com um garfo mesmo.
Em uma vasilha grande, coloque a pasta de grão-de-bico, o trigo hidratado, o alho, a cebola, a salsinha e cebolinha, a hortelã, o limão, o azeite, o tahine, e tempere com sal e cominho a gosto. Misture bem.
Unte uma assadeira com óleo vegetal ou azeite e coloque a mistura. Se quiser, faça riscos para decorar. Asse por cerca de 1 hora ou até as laterais ficarem levemente douradas. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir, para firmar. Regue com azeite para servir.

Dicas

  • Você pode acrescentar ou tirar os temperos conforme o seu gosto, eu gosto de preparar com estes que ensinei na receita. Pode usar alho-poró, curry, manjericão, pimenta…
  • Se você não tiver um processador, pode bater o grão de bico em um liquidificador potente, ou amassar com um garfo mesmo.
  • Você pode modelar “quibinhos” e fritar ou assar, mas precisará colocar farinha para ajudar na liga.  Eu coloquei 1 xícara de farinha integral e foi suficiente.
    • Para assar: é só por a farinha, misturar, modelar os quibes e a assar a 210ºC, em forno pré aquecido, por uns 30 minutos. Asse estes quibes em uma assadeira antiaderente untada com óleo ou azeite.
    • Para fritar: é só fazer o mesmo processo, modelar e fritar em óleo quente até ficar douradinho.
  • Você pode modelar estes quibes e congelar. Coloque em uma assadeira levemente untada e leve para congelar até ficarem bem duros, o que vai levar cerca de 1 hora. Retire com cuidado e guarde em potinhos ou saquinhos fechados. Acho que aguenta até dois meses. Para preparar, é só fritar ou assar eles ainda congelados, não precisa descongelar. Para a fritura, recomendo que o óleo não esteja quentíssimo, em temperatura alta, pois ele pode fritar rapidamente por fora enquanto o miolo ainda estiver congelado.
  • Depois de assado, guarde este quibe na geladeira por até 3 dias, em um potinho fechado. Ele ficará um pouco ressecado, aí recomendo comer com um molhinho, como estes aqui.
  • Veja outras receitas de quibes veganos aqui e uma versão sem glúten aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.