Bolinho de Batata com Recheio de Shimeji

A combinação de batata com shimeji é deliciosa e este bolinho é um ótimo exemplo disso! Esta massa é bem gostosa, levinha e também pode ser usada para fazer coxinha, é só modelar no formato. ♥

Ingredientes

Recheio

1/2 cebola média picada
3 dentes de alho picados
400g de shimeji fresco picado
Sal a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto

Massa

500g de batata inglesa sem casca (ou 2 xícaras de batatas amassadas)
2 xícaras (de chá) de caldo de legumes
4 colheres (de sopa) de óleo ou azeite
1 colher (de chá) de sal
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
300g de farinha de trigo
Cerca de 1 xícara de água ou caldo de legumes para empanar
Farinha de rosca vegana ou panko
Óleo para fritar

  • Preço médio: R$11,00

  • Rende cerca de 16 unidades

  • Tempo de preparo: 1 hora

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o recheio. Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue o shimeji fresco picado com uma pitada de sal até a água dele secar. Adicione a cebola picada e os dentes de alho picados e refogue por mais 3 minutos. Acrescente salsinha e cebolinha a gosto e reserve.
Cozinhe 500g de batata sem casca. Eu cozinhei no vapor por uns 15 minutos. No final, você vai precisar de 2 xícaras de batatas amassadas. Amasse elas ainda quentes e reserve.
Em uma panela, coloque o caldo de legumes ou água, o óleo ou azeite, o sal, o orégano desidratado, misture e deixe ferver. Quando estiver fervendo, adicione a batata e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 minutos.
Adicione a farinha de uma só vez. A massa vai ficar pesada, parecendo que deu errado. Mexa até ficar uniforme e desgrudar do fundo da panela. Misture o máximo que conseguir para incorporar a farinha. Desligue e espere esfriar por pelo menos 20 minutos.
Coloque a massa ainda morna em um balcão limpo e sove por mais ou menos 2 minutos, até obter uma massa lisa. Em seguida, divida a massa em bolinhas iguais.
Para rechear, achate a bolinha, coloque o recheio no centro e feche com cuidado. Não deixe a massa muito fina.
Passe as bolinhas em água ou caldo de legumes, empane em farinha de rosca vegana ou panco e frite em óleo quente até ficarem douradinhas. Coloque sobre folhas de papel toalha pra secar o excesso de óleo.
Está pronto!

Dicas

  • Se você quiser, pode assar ao invés de fritar, porém os bolinhos não ficam tão crocantes. Asse em forno pré aquecido a 210ºC por uns 40 minutos ou até ficarem douradinhos.
  • Eu gosto de usar o caldo de legumes caseiro nesta receita (ensinei na receita de risotto), mas você pode usar água e adicionar temperos de sua preferência.
  • Pra empanar: existem farinhas de rosca sem ovo e leite, você pode fazer com um pão vegano seco, triturando ele em um liquidificador ou processador, ou usar panko.
  • Você pode usar esta massa pra fazer a coxinha de jaca ou a de palmito. Pode também rechear com brócolis, veja este recheio aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.