Torta de Morangos

Este vídeo faz parte da nova playlist dos parceiros da Tastemade Brasil. Nossa receita é inspirada na série Pushing Daisies, e nada melhor do que uma deliciosa torta de morangos!  Adoro fazer tortas doces, mas confesso que tive um pouco de dificuldade na hora de preparar um creme vegano para esta receita. Eu queria algo bem cremoso, e não queria usar nem o condensado, nem o creme de soja, pois o gosto deles é muito forte e ia acabar marcando demais a torta. Acabei optando por esta versão com leite de amêndoas, que ficou leve do jeito que eu queria, como também ficou mais em conta do que outras opções que eu testei, como por exemplo um creme à base de castanhas de caju.

Ingredientes

Massa
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
3 colheres (de sopa) de açúcar cristal
3 colheres (de sopa) de água
3 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de chá) de essência de baunilha
(Para uma assadeira com cerca de 20cm de diâmetro)

Creme Branco
1 e 1/2 xícara (de chá) de leite de amêndoas
2 colheres (de sopa) de açúcar cristal
1 colher (de sopa) de aveia em flocos finos
1 colher (de chá) de ágar-ágar

Geleia de Morangos
2 xícaras (de chá) de morangos picados grosseiramente
1/2 xícara (de chá) de açúcar cristal ou demerara
1 colher (de sopa) de suco de limão

  • Preço médio: R$12,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 3h30min

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare a massa. Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, o açúcar, a água, o azeite e a essência de baunilha, misture tudo até obter uma massa homogênea e lisa. Envolva a massa com plástico PVC e leve à geladeira por 30 minutos.
Passados os 30 minutos, pré-aqueça o forno a 210ºC e coloque a massa em uma superfície enfarinhada. Abra ela com um rolo, na espessura de 2mm.
Coloque a massa em uma assadeira redonda com cerca de 20cm (e antiaderente) e ajeite-a. Faça furinhos com o garfo e leve para assar por 20 minutos ou até as bordas estarem levemente douradas. Reserve.
Agora é a hora de preparar o creme branco. Em uma vasilha, misture o leite de amêndoas, o açúcar, a aveia e o ágar-ágar. Coloque em uma panela em fogo baixo e mexa por 5 minutos. Desligue e espere o creme esfriar por cerca de 10 minutos. Note que ele vai encorpar, devido ao efeito do ágar-ágar.
Coloque o creme sobre a massa, cubra com plástico e leve a geladeira para resfriar.
Enquanto isso, prepare a geleia. Em uma panela em fogo baixo, coloque os morangos, o açúcar, o limão e deixe ferver. Mexa sempre para não queimar. A geleia estará no ponto quando não tiver pedaços de morangos visíveis e ela estar encorpada. Espere a geleia esfriar um pouco para jogar sobre o creme. E por fim, decore com morangos!
Leve à geladeira para ficar geladinha (o que vai levar cerca de 2 horas), e está pronto!

Dicas

  • O ágar-ágar é a “gelatina” dos vegetarianos. Saiba mais sobre ele aqui.
  • Caso você não tiver uma assadeira redonda como a minha, pode usar forminhas pequenas de empadas.
  • Você também pode usar leite de coco caseiro e leite de amendoim no lugar do de amêndoas.
  • E para quem quiser uma versão integral, tenho uma massa com farinha integral aqui.
  • Para uma massa sem glúten, temos esta base com castanha de caju e esta com amêndoas.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.