Macarrão com Molho Branco de Amêndoas e Cogumelos

Este molho branco é muito saboroso e combina com diversos tipos de massas! Ele é super levinho, não tem glúten na composição e é fácil de preparar.
Este post e vídeo são em parceria com a Fit Food e utilizei o macarrão de feijão preto, que leva apenas feijão preto e água na composição, para servir com este delicioso molho. Eu particularmente gostei muito da textura, do sabor, fora que é uma opção bem proteica de massa (:

Ingredientes

1 xícara (de chá) de amêndoas cruas
3 xícaras (de chá) de água filtrada
200g de shimeji fresco separado em pequenos raminhos
200g de shiitake fresco fatiado
1/2 cebola média picada
4 dentes de alho médios picados
4 colheres (de sopa) de amido de milho misturadas com 1/3 de xícara (de chá) de água
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Noz moscada ralada a gosto (opcional)
Pimenta do reino moída a gosto (opcional)
Castanha-do-pará ralada a gosto (opcional)
Sal a gosto
De 200g a 400g de macarrão (se você quiser ele com mais molho ou menos)

  • Preço médio: R$20,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho) + 30 minutos (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o leite de amêndoas. Em uma vasilha, coloque as amêndoas cruas, cubra com o dobro de água e deixe de molho por pelo menos 8 horas (e no máximo 12 horas). Escorra, lave e coloque em um liquidificador, juntamente com as 3 xícaras de água filtrada e bata até ficar uniforme. Coe e reserve.
Em uma panela antiaderente em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o shimeji separado em pequenos raminhos e o shiitake fatiado com uma pitada de sal até a água que eles liberarem secar, o que vai levar cerca de 10 minutos. Mexa sempre.
Adicione a cebola picada, o alho picado e refogue até ficarem levemente dourados. Em seguida, coloque todo o leite de amêndoas pronto.
Corrija o sal, se necessário, e deixe ferver. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e adicione o amido de milho misturado com a água. Misture e deixe engrossar. Desligue e adicione noz moscada ralada e pimenta do reino moída a gosto. Acrecente também a salsinha e a cebolinha picadas e misture.

Para servir com este molho, eu escolhi o macarrão de feijão preto da Fit Food, que além de vegano, não tem glúten na composição.

Se gostar, salpique castanha-do-pará ralda para servir. Está pronto!

Dicas

  • No lugar do leite de amêndoas, você pode usar o de castanha-de-caju, o de castanha-do-pará, o de coco caseiro, o de amendoim, e, se quiser, dá até pra usar o leite de aveia, só que neste caso não vai precisar do amido de milho, pois a aveia engrossa quando aquecida.
  • Para substituir o amido de milho, você pode usar farinha de trigo na mesma quantidade.
  • Se quiser, ao invés de usar shiitake e shimeji, pode usar um só tipo de cogumelo, ou até mesmo usar cogumelo paris.
  • Você pode servir este molho com macarrão, conchiglione, nhoque, dá pra usar em lasanhas também.
  • Existem opções de macarrão sem ovos na composição, leia atentamente a lista de ingredientes.
  • Este macarrão de feijão preto pode ser servido com a bolonhesa de lentilhas, com  molho de berinjela que ensinei na receita do nhoque, com o molho de tomate simples que ensinei aqui, como salada de macarrão. É lançamento, mas já está sendo vendido em diversos lugares no Brasil. Clique aqui para conferir os pontos de venda.

Esta postagem é um publieditorial, mas as opiniões sobre o produto são sinceras (:

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.