Risotto de Cogumelos Paris e Limão Siciliano

A combinação dos ingredientes desta receita é maravilhosa e por causa do limão e das raspinhas, o risotto fica super perfumado. É uma opção bem saborosa, fácil de preparar e diferente para a sua ceia. ♥

Ingredientes

Cerca de 1,5L de caldo de legumes caseiro (ensinei aqui)
250g de cogumelos Paris limpos fatiados
2/3 de xícara (de chá) de cebola picada
3 dentes de alho picados
1 e 1/2 xícaras (de chá) de arroz arbóreo
1/3 de xícara (de chá) de vinho branco seco*
Suco de meio limão siciliano (1/4 de xícara, aproximadamente)
Raspas de um limão siciliano (1 colher de chá, aproximadamente)
Tofupiry a gosto para cremosidade adicional (opcional)
Cebolinha picada a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto

  • Preço médio: R$16,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 45 minutos (caldo) + 25 minutos (risotto)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o caldo de legumes e deixe ele esquentando em fogo baixo.
Em uma frigideira, coloque um fio de azeite, adicione os cogumelos paris limpos fatiados, uma pitada de sal e refogue até a água que eles liberarem secar.
Adicione 1/3 de xícara de cebola picada, 2 dentes de alho picados e refogue até ficarem levemente dourados. Coloque 1 xícara do caldo de legumes, misture, desligue e reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de azeite e refogue o restante da cebola picada e o outro dente de alho picado até ficarem levemente dourados.
Adicione o arroz arbóreo, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 1 minuto.
Acrescente o vinho branco seco, o suco do limão siciliano e deixe cozinhar até evaporarem, misturando sempre.
Adicione uma concha do caldo e continue mexendo até ele secar. Continue colocando caldo e mexendo até o risotto estar quase cozido.
Acrescente os cogumelos com o caldo e misture novamente até ele estar totalmente absorvido.
Veja se o arroz está cozido, em seguida adicione as raspas de limão siciliano e, se quiser, coloque tofupiry a gosto, eu coloquei 3 colheres de sopa. Ao invés de por tofupiry, você pode só regar com um fio de azeite.
Sirva com cebolinha picada e está pronto!
Obs: se você gosta do seu risotto com mais gostinho de limão, assim como eu, esprema um pouco de limão siciliano depois que desligou.

Dicas

  • Eu usei um tofupiry temperado, que eu tinha na geladeira já. Ele estava com um pouco de cúrcuma e ervas finas. Ensinei o tofupiry aqui e você pode temperá-lo de diversas maneiras.
  • É opcional colocar ele, já que o arroz arbóreo, neste processo de ficar mexendo sempre acaba ficando bem cremoso, aí basta regar com um fio de azeite. Mas se você quiser deixá-lo mais cremoso ainda é uma boa opção. Você também pode por creme de leite de soja ou o creme de castanha de caju que ensinei aqui.
  • Pra fazer seu risotto, eu recomendo que você use o caldo de legumes caseiro, eu ensinei uma receita aqui e é muito simples, você pode usar pedaços de legumes que tiver aí na sua casa, no congelador, e deixar seu caldo bem saboroso. Caso não tiver, se estiver com pressa, pode usar água quente mesmo, pode colocar alguns temperinhos nela.
  • Nesta receita é recomendado o uso do limão siciliano, que é mais saboroso e aromático que os outros (como tahiti). O suco do limão dá um leve azedinho, mas se você não gosta, não precisa por. Porém, se quiser experimentar algo diferente e bem saboroso, sugiro que coloque um pouquinho das raspas do limão siciliano, que já vai dar um tchan bem legal no seu risotto.
  • Eu costumo fazer este risotto com cogumelo paris, mas já fiz com shimeji e com uma mistura de shimeji e shiitake e ficou bem gostoso.
  • * Veja marcas de vinhos veganos aqui. Comprei da Miolo. No lugar do vinho branco seco você pode usar caldo de legumes mesmo.
  • Veja nossas outras receitas de risotto aqui (alho poró) e aqui (dois cogumelos).
  • Veja nossas sugestões para a ceia de Natal aqui.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.