Cestinhas de Massa de Pastel

Estou apaixonada por estas cestinhas, além de lindas, são baratas e esta receita rende bastante! São uma ótima opção de petiscos para festas, como o casamento. Aprendi esta receita aqui, e usei o azeite para substituir a gema de ovo.

Ingredientes

500g de massa de pastel
Azeite ou óleo para pincelar

Opções de Recheios

  • Preço médio: R$7,00 (preço das cestinhas)

  • Rende cerca de 50 cestinhas pequenas

  • Tempo de preparo:

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 210ºC e corte a massa de pastel em quadradinhos pequenos, com cerca de 8cm de lado. Coloque estes quadradinhos em forminhas de empada, apertando para ficarem bem grudados na superfície delas. Dobre os excessos de massa (Veja no vídeo como eu faço). Coloque as forminhas em uma assadeira e faça furos com um garfo, para não formar bolhas quando assar. Em seguida pincele com azeite ou óleo. Leve para assar por cerca de 15 minutos, ou até as pontinhas ficarem coradas. Fique de olho, pois queima rápido, e a temperatura varia de forno para forno.
Retire do forno e espere esfriar. Remova com cuidado e recheie com o que preferir. Veja as sugestões de recheio acima.
Decore com tomatinhos, folhas de manjericão ou de salsinha. Está pronto!

Dicas

  • Existem massas de pastel veganas, mas sempre fique de olho na lista de ingredientes, pois algumas contém gordura animal, ovo… Você pode comprar em feiras também, solicitando a lista de ingredientes usados na fabricação da massa.
  • Deixei fora da geladeira por 6 horas e ainda estavam boas. Recomendo usar recheios que não precisam estar quentes ou gelados, para não ficarem ruins em temperatura ambiente.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.