Karê de Legumes e Grão-de-bico

O karê é um prato muito saboroso, barato, que rende bastante e é fácil de preparar, inclusive basta apenas arroz para servir. Já tinha uma receita bem antiguinha aqui no blog, mas dei uma reformulada nela e compartilho aqui com vocês esta versão ainda mais nutritiva e gostosa. ♥

Ingredientes

1/2 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
3 dentes de alho grandes picados
1 xícara (de chá) de cebola picada
1 xícara (de chá) de cenoura cortada em rodelas (1 cenoura pequena)
1 xícara (de chá) de vagem cortada grosseiramente
1 xícara (de chá) de batata picada (1 batata média)
1 xícara (de chá) de mandioquinha (batata baroa) cortada em rodelas (1 unidade grande)
1 xícara (de chá) de couve-flor separada em ramos (1/2 couve-flor pequena)
2 colheres (de chá) de curry em pó
Sal a gosto
3 xícaras de água quente
1/2 xícara (de chá) de água + 2 colheres (de sopa) de shoyu + 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo ou amido de milho + 1 colher (de chá) de curry em pó
Cebolinha picada (opcional)
Leite de coco (opcional)
Castanha-de-caju ou amendoim para salpicar por cima (opcional)

  • Preço médio: R$11,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 8 horas ( molho do grão-de-bico) + 30 minutos

  • Não contém glúten (se usar amido de milho)

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque o grão-de-bico cru, cubra com o dobro de água e deixe de molho por pelo menos 8 horas (veja o por quê aqui). Escorra, lave e cozinhe na pressão, coberto por 2 dedos de água, por 5 minutos depois que pegar pressão. Em seguida, escorra e reserve.
Em uma panela grande em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola picados até ficarem levemente dourados. Acrescente a cenoura, a vagem, a batata, a mandioquinha, a couve-flor, tempere com 2 colheres de chá de curry em pó e mexa por alguns minutos.
Tempere com sal a gosto, adicione a água quente, tampe e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Adicione o grão de bico cozido, misture delicadamente e deixe cozinhar até os ingredientes estarem al dente.
Misture 1/2 xícara de água com o shoyu, com a farinha de trigo ou amido de milho e com uma colher de chá de curry. Coloque na panela, misture até engrossar e desligue.
Se gostar, adicione leite de coco e cebolinha a gosto. Sirva quente e com arroz. Está pronto!

Dicas

  • Corte os ingredientes mais ou menos do mesmo tamanho. Como a batata é um ingrediente mais duro que os outros, sugiro cortar ela um pouco menor; e como a couve-flor é mais macia, sugiro separar em ramos maiores.
  • No lugar da água você pode usar caldo de legumes caseiro, que ensinei na receita de risotto de alho poró (receita aqui).
  • Você pode adicionar mais curry, pode por pimenta, gengibre ou utilizar outros temperos de sua preferência.
  • Esta receita de karê também fica boa com abobrinha, brócolis e batata doce.
  • Se preferir, pode fazer só de legumes, sem o grão-de-bico, porém ele é uma fonte de proteína para esta receita. Na receita antiga eu utilizei proteína de soja, mas ela não tem tantos nutrientes. No lugar do grão-de-bico, você pode utilizar lentilha, mas é importante que deixe ela de molho. O preparo é como na bolonhesa de lentilha, utilizo a lentilha ainda crua, porém hidratada, e ela cozinha junto com os outros ingredientes. Outra opção é utilizar cogumelos, como shiitake ou shimeji.
  • Se preferir, pode utilizar grão-de-bico comprado pronto.
  • Eu gosto de salpicar castanha ou amendoim em cima, na hora de servir e no próprio prato, acho que fica muito gostoso.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.