Molho Branco Vegano (feito com Couve-flor)

Este molho branco feito com couve-flor é uma versão mais saudável, levinha e menos gordurosa que o molho alfredo tradicional. Esta versão é uma adaptação vegana da receita do Vai Comer O Quê?, blog da minha amiga Fran Nogueira.
Esta receita foi feita em homenagem ao dia do Surdo Brasileiro, que é dia 26 de setembro. Descobri a importância da data em uma conversa com o Mike Diano, seguidor presente e querido do nosso canal. O Mike nos ajudou com a interpretação da receita em LIBRAS, que é a linguagem brasileira de sinais.
Infelizmente, devido ao trabalho de fazer um vídeo como este, fica complicado adotar este formato, porém estamos com um projeto de legendar nossos vídeos, para melhorar a inclusão neste aspecto. (:

Ingredientes

4 dentes de alho grandes picados
1 xícara (de chá) de cebola picada
1 couve-flor média (600g)
2 e 1/2 xícara (de chá) de leite de amêndoas
1 xícara (de chá) de água
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Cebolinha picada a gosto (opcional)
Alho frito (opcional)
Castanha-do-pará ralada (opcional)
500g de macarrão – usei de arroz, sem ovo

  • Preço médio: R$8,50

  • Serve em média 4 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 40 minutos

  • Não contém glúten (depende do macarrão utilizado)

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola picada até ficarem levemente dourados. Acrescente cerca de a couve-flor picada, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e refogue rapidamente. Adicione o leite de amêndoas, a água, misture, tampe e deixe cozinhar até que a couve-flor fique bem macia, o que vai levar cerca de 15 minutos. Desligue, espere esfriar por cerca de 10 minutos antes de bater.
Enquanto isso, cozinhe 500g do macarrão de sua preferência, eu usei o de arroz, sem ovos.
Passados os 10 minutos, bata a mistura da panela até ficar um creme bem uniforme.
Eu servi o molho com o macarrão, com castanha do pará ralada, com alho dourado e cebolinha picada. Está pronto!

Dicas

  • No lugar da água você pode usar caldo de legumes (veja uma receita aqui) e no lugar do leite de amêndoas, você pode usar o de coco (porém, o gosto fica um pouco mais marcante), o de castanha do pará, o de caju.
  • Você também pode adicionar outros temperos de sua preferência, como noz moscada.
  • Há um tempo, ensinei a assar o alho no forno, na receita do shimeji no papelote e no quibe de berinjela. Ele fica como uma manteiguinha. Se quiser, você pode fazer o mesmo nesta receita.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.