Muffin de Mirtilo

Para o dia dos pais deste ano, eu resolvi ensinar esta receita de muffin de mirtilo, que tem uma massa bem gostosa e fácil de fazer. Estes muffins, que são deliciosos e diferentes, são perfeitos para presentear pessoas que você ama, então dedico esta receita a todos os pais, especialmente ao meu, Hiroshi! ♥

Ingredientes

1 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo branca
1/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara
1/4 de xícara (de chá) de açúcar mascavo
1/4 de colher (de chá) de sal
1/2 xícara (de chá) de leite vegetal (amêndoas, amendoim, de castanha do pará, soja)
1/3 de xícara (de chá) de óleo vegetal
1/2 colher (de chá) de raspas de limão
1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha
1 colher (de chá) de suco de limão ou vinagre
1/2 xícara (de chá) de banana nanica amassada (1 banana média – usei nanica, mas acho que dá pra usar prata também)
2 colheres (de chá) de fermento químico em pó
1 xícara (de chá) de mirtilos frescos
1 colher (de sopa) de açúcar mascavo misturada com 1 pitada de canela em pó para salpicar (opcional)

  • Preço médio: R$10,00

  • Rende cerca de 10 unidades

  • Tempo de preparo: 40 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Separe 10 forminhas de cupcake/muffim
Em uma vasilha, peneire a farinha de trigo integral, a farinha de trigo branca, o açúcar demerara, o açúcar mascavo. Adicione o sal e misture.
Acrescente o leite vegetal, o óleo, as raspas, o extrato de baunilha, o suco de limão (ou vinagre) e a banana amassada. Misture mais uma vez.
Adicione o fermento químico em pó e misture delicadamente.
Acrescente os mirtilos frescos, mexa delicadamente e distribua a massa pelas forminhas, deixando um pequeno espaço na borda.
Se quiser, misture uma colher de açúcar mascavo com uma pitada de canela em pó e polvilhe por cima dos bolinhos.
Asse por cerca de 30 minutos ou até ficarem levemente dourados e você espetar uma faca ou um palito e ele sair limpo. Está pronto!

Dicas

  • Tempos atrás, estava navegando pelo Youtube e me deparei com a receita de muffins da Fran, do Vai Comer o Quê? Fiquei com bastante vontade e pesquisei uma versão vegana pra testar e fazer, aí encontrei esta versão da Bakerita, que usei como base pra esta receita.
  • O mirtilo dá um sabor gostoso, levemente azedinho ao muffin; se você não encontrar ou achar que está muito caro (paguei R$6,00 em uma caixinha e sobrou), pode fazer com gotas de chocolate (existem chocolates sem leite), também já fiz com chocolate, damasco e castanha e ficou bem gostoso. Você também pode usar uvas passas, morango picadinho e maçã picada.
  • Ao invés de colocar açúcar mascavo, pode fazer com tudo demerara ou cristal.
  • No lugar do limão, você pode usar vinagre de maçã, de álcool, de vinho branco ou de arroz.
  • Você pode usar raspas de laranja no lugar das rapas de limão.
  • A banana substitui os ovos nesta receita e vai tão pouquinho que não deixa o gosto marcado. Se quiser, pode fazer esta receita com linhaça. Use 1 colher de sopa de linhaça, triture bem, adicione 3 colheres de  água e deixe descansar por 15 minutos. Adicione no lugar da banana.
  • Veja outras receitas de bolos (temos também opções sem glúten, como o bolo de milho e o prestígio), muffin e cupcake neste link aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.