Panqueca Doce de Banana e Aveia

Sempre recebo pedidos de leitores para fazer mais receitas para o café da manhã e lanche da tarde. Estas panquecas são perfeitas para isso, pois em 20 minutos estão prontas! Esta massa leva apenas 4 ingredientes, é bem fácil de fazer e rende bastante!
Descobri esta receita neste blog chamado Sou Vegetariano (veja mais aqui – lá tem mais opções de panquecas doces ilustradas com fotos lindas) e fiz pequenas adaptações.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de leite de coco caseiro (receita)
1/2 xícara (de chá) de banana nanica amassada (cerca de 1 banana média)
1 e 1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
1 colher (de chá) de fermento químico em pó
Melado, geleia, frutas frescas ou secas, granola para acompanhar (opcional)

  • Preço médio: R$3,00

  • Rende cerca de 5 unidades

  • Tempo de preparo: 20 minutos

  • Pode conter ou não glúten (depende da aveia usada)

  • Vegan

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque o leite de amêndoas, a banana amassada, a aveia em flocos e o fermento. Bata bem, até obter uma mistura uniforme, e desligue.
Espalhe um fio de óleo (eu usei o de coco) em uma frigideira antiaderente em fogo baixo, coloque duas ou três colheres de sopa de massa e deixe fritar. Antes de virar a panqueca verifique se está bem fritinha do outro lado, para não desmanchar, em seguida vire de uma só vez. Deixe terminar de fritar e repita o processo com o restante da massa. Sirva pura ou com o que preferir. Está pronto!

Dicas

  • Usei o leite de coco nesta receita (veja como preparar aqui), mas também dá certo com o de amêndoas (aqui), de castanha de caju (aqui) e com o de soja…
  • É muito importante que a frigideira seja antiaderente.
  • Esta receita serve muito bem 2 pessoas, deixa a gente bem satisfeito, se não tiver outra opção de café. Se tiver mais comida, como pães, frutas, granola, acredito que possa servir 4 pessoas. Caso for servir para uma pessoa, faça metade da receita, ou você pode fazer a receita inteira, depois guardar as panquecas já fritas na geladeira em um potinho fechado e esquentar na frigideira, tampada com uma tampa, na hora de servir.
  • Eu gosto de servir com melado, frutas como banana, morango, salpicar granola, canela ou frutas secas..
  • Não faça panquecas muito grandes, use apenas 2 ou 3 colheres de sopa como o indicado, pois fica mais fácil na hora de virar. Como é uma massa bem delicada é mais fácil de quebrar se tiver uma superfície maior.
  • Se suas bananas estiverem bem madurinhas nem precisa de açúcar, mas caso sentir necessidade, acrescente uma colher do açúcar de sua preferência.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.