Sopa de Palmito no Pão

Aprenda a fazer uma sopa deliciosa e levinha, que pode ser servida de uma maneira diferente e gostosa!
Eu conheci a sopa no pão quando fui à Gramado e fiquei encantada. É muito gostoso ir comendo o pão molhadinho de sopa quente!
Se preferir, você pode fazer outra sopa, como o caldinho de feijão (veja aqui), o caldinho de ervilhas (veja aqui), o caldo verde (veja aqui), a sopa de beterraba (veja aqui) ou a canja (veja aqui).

Ingredientes

3 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
400g de palmito picado (eu usei o pupunha, que é mais macio)
1/2 xícara (de chá) de molho de tomate
3 xícaras (de chá) de leite de amêndoas (Veja a receita aqui)
2 colheres (de sopa) de farinha de trigo (ou amido de milho) misturadas em 1/2 xícara (de chá) de água
1 xícara (de chá) de ervilhas
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
6 folhas de manjericão picadas
2 pães italianos médios (com cerca de 400g cada)

  • Preço médio: R$22,00 (cada pão custou cerca de R$5,00 e palmito é meio caro)

  • Serve em média 2 pessoas

  • Tempo de preparo:

  • Contém glúten (pão e a farinha para engrossar o creme)

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente o palmito, tempere com uma pitada de sal e refogue por alguns minutos. Adicione o molho de tomate e o leite de amêndoas e deixe ferver. Quando estiver fervendo, acrescente a farinha de trigo misturada na água, misture e deixe engrossar. Desligue, adicione a ervilha, a salsinha e o manjericão picados e misture.
Corte a “tampa” de cima dos pães, e remova parte do seu miolo cuidadosamente, formando uma espécie de tigela. Divida o creme entre os pães, tampe e leve para assar  por 10 minutos, para o pão ficar quentinho.

Dicas

  • Existem pães italianos veganos, eles originalmente são. A composição geralmente é farinha trigo, sal, fermento, gordura vegetal ou óleo e água.
  • Eu gosto de deixar os palmitos inteiros, mas se preferir, você pode bater até virar um creme.
  • Você pode usar o leite de aveia no lugar do de amêndoas (como ensinei no estrogonofe de palmito), aí não precisa adicionar a farinha ou amido de milho para engrossar. Só acho que corre o risco de ficar um pouco forte, já que o sabor da aveia é mais acentuado.
  • Use os miolos para fazer croutons e servir com sopas e saladas!
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.