Carne de Jaca: dois modos de preparo super fáceis

A “carne” de jaca é um ingrediente muito curioso e versátil. É bem conhecido na culinária vegetariana por ser um substituto para o frango, devido à sua aparência e textura. Ela não tem gosto de jaca, se seguir tudo certinho, e pode ser usada de diversas formas. ♥ Há um tempo atrás ensinei esta receita aqui, feita na panela de pressão, com a jaca fatiada. Porém, um problema da receita é que a jaca libera muita cola, que é bem difícil de remover. Recebi diversas dicas de leitores (inclusive, agradeço cada um de vocês pelas mensagens e dicas aqui) e ao longo deste tempo fui fazendo alguns testes, até chegar nestes resultados que compartilho aqui com vocês.

Ingredientes

1 jaca verde do tipo dura
Água o quanto baste e óleo (modo de preparo 1)
ou Papel alumínio (modo de preparo 2)

  • O rendimento depende do tamanho da jaca, veja a parte de “Dicas”

  • Tempo de preparo: depende do tamanho da jaca, de 1h à 3h

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

1. Na pressão (Jaca Inteira):

Para fazer a carne jaca inteira na pressão, recomendo que você use uma jaca verde dura e pequena.
Coloque ela na panela de pressão, adicione um fio de óleo (vai ajudar a não formar tanta cola), cubra com água, tampe e leve para cozinhar em fogo médio por cerca de 50 minutos depois que pegou pressão ou até ficar macia.
Lá pelos 35 minutos, retire a pressão e abra a panela com cuidado, vire a jaca, preencha com mais um pouco de água quente e volte ao fogo até ficar macia. O tempo vai depender do tamanho da jaca.
Escorra, corte e desfie a jaca.

2. No forno:

Pra fazer a jaca no forno. Pré aqueça o forno a 220ºC e embrulhe bem a sua jaca verde e dura em papel alumínio. Coloque sobre uma assadeira e leve ela pra assar até ela ficar macia e uma faca atravessá-la com facilidade. O tempo de forno vai depender do tamanho da jaca. Uma jaca de 2,5kg demorou 1h30min no forno, enquanto uma de 4kg ficou 2h40min.
Para desfiar, eu geralmente corto a jaca em rodelas, removo as cascas, corto em pedaços menores e desfio (Veja o vídeo). Descarto o miolo e as cascas, mas guardo as sementes e as bagas, pois podem ser consumidas.

Dicas

  • Se você quer fazer esta receita, mas não sabe onde encontrar jaca, dá uma olhadinha no neste link aqui. O ViSta-se compartilhou um mapa colaborativo de jaqueiras pelo Brasil, que é muito útil. Veja aqui.
  • Uma jaca de 2,5 kg resultou 1kg de jaca desfiada no final. Além desta “carne” desfiada, tem os caroços e as bagas, que podem ser consumidos, que pesavam cerca de 0,5 kg. Eu não gosto de misturar estes dois com a jaca desfiada, porque têm texturas diferentes… uso para farofas, refogadinhos e saladas.
  • Vi esta dica de preencher com mais água no blog Na Casa da Ma. Acho importante segui-la, para não correr o risco de evaporar toda a água da sua panela, isso é perigoso.
  • Esta jaca feita no forno, embora seja mais prática, porque você só tem o trabalho de embrulhar a jaca e levar ao forno, acaba gastando muito gás, então recomendo que quando você fizer esta receita, aproveite também para assar outras coisas, como salgados (como o calzone ou salgado de hambúrguer), bolos, quibes, nuggets de grão de bico e legumes. Dicas: se atente à temperatura da receita. A temperatura do forno para a jaca não é tão importante, você pode mudar e adaptar à temperatura indicada na receita que você for assar junto. Recomendo que você asse estas receitas no começo do preparo da “carne” de jaca, pois você não tem que abrir o forno para conferir. Algumas receitas, como bolos e massas, não podem ter o forno aberto enquanto estão sendo assadas.
  • Na receita passada recebi algumas dúvidas, então vou responder o que sei aqui:
    Sobre escolher: eu geralmente procuro as jacas menores do pé, é mais certeza que estão verdes.
    As jacas precisam estar verdes, não podem ser maduras, senão sua carne vai ficar adocicada e a textura não vai ficar tão legal. E o tipo indicado é a dura, não a mole.
    Esta “carne” não tem gosto de jaca, ela pega o gosto do tempero que você der.
    Sobre a cola que sai, recebi tanto no vídeo quanto no post do blog, algumas dicas de leitores, como passar amido de milho e farinha onde caiu cola e colocar um pouco de óleo na água do cozimento. Se você tiver outras dicas, deixe aqui nos comentários pra gente!
  • Você pode guardar esta jaca cozida e desfiada na geladeira por uns 3 dias ou no freezer por até 2 meses.
  • Esta “carne” é super versátil e pode ser usada como recheio de diversos salgados, tortas, pizzas, pode também ser usada pra fazer molhos. Aqui no blog temos esta receita de coxinha e esta de fricassê.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.