Mini Abóboras Recheadas com Estrogonofe de Shimeji

Estas mini abóboras recheadas com estrogonofe de shimeji ficam muito bonitinhas e são uma opção bem gostosa e diferente para a sua ceia. ♥ Eu comprei as minhas no mercado mesmo, mas se você não encontrar para comprar ou achar elas com o preço muito alto, você pode usar uma abóbora moranga ou uma cabotiá pequena no lugar, usando este processo aqui.

Ingredientes

8 mini abóboras Jack
400g de shimeji fresco e separado em raminhos
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
3 dentes de alho picados
1 xícara e meia de molho de tomate
1 ramo de manjericão
Uma pitada de açúcar
Salsinha e cebolinha a gosto
Leite de coco de vidrinho a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto

  • Preço médio: R$34,00

  • Rende 8 unidades

  • Tempo de preparo: 40 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 200ºC. Corte a tampa e com uma colher pequena retire todas as sementes de 8 mini abóboras limpas. Adicione uma pitada de sal e um fio de azeite no interior, esfregue com o dedo, feche com a tampa e embrulhe com papel manteiga (ou papel alumínio).
Coloque as abóboras em uma assadeira e leve pra assar por cerca de 35 minutos ou até ficarem macias (a faca deve atravessá-las com facilidade).
Enquanto as mini abóboras estão no forno, prepare o recheio de cogumelos.
Em uma panela antiaderente em fogo médio, coloque um fio de óleo e adicione o shimeji limpo. Tempere com sal a gosto e deixe cozinhar até a água secar. Acrescente 1/2 xícara de cebola picada, 3 dentes de alho picados e refogue por cerca de 2 minutos. Adicione 1 xícara e meia de molho de tomate, um ramo de manjericão, corrija o sal, adicione uma pitadinha de açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Retire o ramo de manjericão, adicione salsinha e cebolinha picadas e leite de coco a gosto. Misture e reserve.
Coloque o recheio dentro das abóboras e está pronto!

Dicas

  • Ao invés de usar o shimeji, você pode usar cogumelo paris, shiitake ou fazer um mix de cogumelos.
  • Se você não gosta de cogumelos e quiser uma outra opção de recheio, ensinamos uma outra receita aqui, de palmito e alho poró. Pode até rechear com cuscuz marroquino (aqui ou aqui) ou quinoa (aqui ou aqui).
  • Como disse na introdução, se você não encontrar as mini abóboras, pode usar uma maior, mas outra opção é servir como recheio de batata recheada, ou servir só o estrogonofe mesmo com arroz e batata palha.
  • Se você não quiser colocar o leite de coco, pode por creme de soja, leite de aveia, que engrossa quando aquecido, ou leite vegetal misturado com amido de milho ou farinha de trigo, pode por também o creme de castanha de caju, que ensinei na sopa de cogumelo.
  • Não jogue as sementes fora, você pode assar elas, que ficam deliciosas, crocantes e são bem nutritivas. Veja como fazer aqui (está na parte de dicas).
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.