Batata Recheada com Creme de Brócolis

Finalmente estou trazendo uma receita de batata recheada para o blog e para o canal! Esta batata, além de linda, fica muito saborosa, e basta arroz e salada para acompanhar. ♥

Ingredientes

1/2 xícara (de chá) de castanhas-de-caju cruas
3 colheres (de sopa) de água (ou mais, se precisar)
4 batatas grandes
2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
250g de brócolis limpo (2 xícaras)
1 xícara (de chá) de leite vegetal (veja opções de leites na parte de Dicas)
Noz moscada a gosto
1/2 xícara (de chá) de champignon fatiado
1/3 de xícara (de chá) de azeitonas picadas
1 colher (de sopa) de amido de milho diluído em 2 colheres (de sopa) de água
Sal e temperos a gosto
Pimenta do reino a gosto
1/2 xícara de salsinha e cebolinha picadas
Azeite a gosto
Batata Palha a gosto

  • Preço médio: R$14,00

  • Rende 4 unidades

  • Tempo de preparo: 4h (molho castanhas) + 1h (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, coloque as castanhas de caju cruas em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por pelo menos 4 horas (e no máximo 8 horas). Escorra, lave e coloque em um liquidificador ou mixer, juntamente com 3 colheres de sopa de água, ou mais se for necessário (quanto mais água menos cremoso), e bata até obter um creme uniforme.
Tempere com sal ou outros temperos de sua preferência e reserve.
Cozinhe as batatas como preferir. Eu cozinhei na água fervente. Coloque as batatas lavadas em uma panela grande com água e sal e leve para cozinhar por cerca de 30 minutos ou até você atravessar uma faca sem resistência. Escorra e espere esfriar.
Pré-aqueça o forno a 230ºC. Retire parte do meio da batata, formando uma espécie de canoinha, com o auxílio de uma faca e uma colher de sobremesa. Coloque as batatas sobre uma assadeira antiaderente levemente untada. Pincele azeite, tempere com sal, e, se quiser, coloque outros temperos frescos, como tomilho, alecrim e orégano. Leve para assar por 15 ou 20 minutos para a casca ficar mais crocante.
Enquanto a batata assa, prepare o recheio. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados.
Adicione os brócolis limpos e sem o talo mais grosso, cortados grosseiramente, tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos, até ficarem macios. Adicione o leite vegetal, tempere com noz moscada e deixe ferver por 5 minutos.
Desligue e espere esfriar por dez minutos antes de bater. Bata no liquidificador até obter um creme uniforme.
Volte à panela, adicione o champignon fatiado, as azeitonas picadas e misture. Acrescente o amido de milho diluído na água e misture até engrossar. Corrija o sal, caso necessário, e, se quiser, adicione pimenta moída.
Desligue, adicione salsinha e cebolinha picadas, misture e regue com um fio de azeite.
Retire a batata do forno, preencha com o molho de brócolis e cubra com o creme de castanha de caju (que você pode substituir por tofupiry). Se quiser, salpique salsinha e cebolinha picadas e batata palha por cima. Está pronto!

Dicas

  • Para um cozimento homogêneo, escolha batatas do mesmo tamanho.
  • Existem diversas formas pra cozinhar a batata inteira. Você pode fazer ela assada no forno, passando azeite e sal, fazendo furinhos e assando em forno baixo por cerca de uma hora. Dá pra fazer também no microondas, fazendo uns furos na batata com um garfo e cozinhando em potência alta por uns 10 minutos. Veja esta dica da Gi, do Receitas de Minuto (vai dos 0:50 a 1:20)
  • Você pode usar o leite de amêndoas, amendoim, castanha de caju, castanha do pará, de arroz, de aveia (não muito grosso), de coco (não muito encorpado)… Veja as receitas listadas nesta playlist ou neste post.
  • Na hora de fazer o molho de brócolis, recomendo que use brócolis macio, pode ser o comum ou o ninja, sem aqueles talos grossos mais fibrosos. Estes talos são mais grossos e podem deixar seu molho com fiapos.
  • Reserve a batata que sobrou para fazer purê, dar liga em hambúrgueres e quibes veganos, fazer sopa ou adicionar ao recheio desta receita.
  • Se você não gosta de brócolis, pode fazer um molho com espinafre, ensinei uma receita no conchiglione, pode rechear também com o estrogonofe de berinjela, de grão de bico e palmito, pode também fazer um molho branco com cogumelos.
  • Este molho também fica ótimo no macarrão e na lasanha.
  • Você não precisa fazer o creme de castanha de caju, ele é opcional. Se quiser, você pode substituí-lo por tofupiry.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.