“Mousse” de Chocolate (com Tofu)

O tofu é um ingrediente bem versátil, tanto que você pode encontrar diversas receitas com ele no nosso blog (veja aqui). Como tem o sabor neutro, também pode ser usado no preparo de receitas doces, como essa versão vegana de mousse, que fica muito cremosa e gostosa. ♥

Ingredientes

250g de tofu macio (soft, ultra soft)
3 colheres (de sopa) de café coado
4 colheres (de chá) de cacau em pó
2 colheres (de sopa) de melado de cana
1 colher (de chá) de extrato de baunilha
Uma pitada de sal
100g de chocolate sem leite derretido
Frutas para decorar (morango, uva, framboesa, physalis)

Massa das Tortinhas

100g de biscoito maisena sem leite
1 colher (de sopa) de cacau em pó
1 e 1/2 colheres (de sopa) de óleo vegetal
1 e 1/2 colheres (de sopa) de água

  • Preço médio: R$16,00

  • Serve cerca de 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 10 min + 2h (geladeira)/tortinhas: 30min (massa)

  • A mousse não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em um processador ou liquidificador potente, coloque o tofu macio, o café coado, o cacau em pó, o melado de cana, o extrato de baunilha, uma pitada de sal e bata bem. Adicione o chocolate sem leite derretido e bata para misturar.
Coloque em tacinhas e leve à geladeira por 2h pra gelar e sirva com frutas por cima.

Tortinhas

Se preferir, monte tortinhas, usando a massa que ensinei aqui. Para essa quantidade de creme, fiz meia receita (as quantidades da lista de ingredientes desta receita já estão pela metade).
Preaqueça o forno a 200ºC.
Em um processador ou liquidificador, coloque o biscoito maisena sem leite e bata até triturar. Coloque essa “farofa” em uma vasilha e adicione o cacau em pó. Misture e coloque o óleo vegetal, misture novamente e adicione a água aos poucos, até ficar modelável.
Coloque esta massa em forminhas (usei 4 de 9cm), aperte bem e modele as bordas. Leve pra assar por cerca de 15 minutos ou até bordas ficarem levemente coradas. Retire do forno e espere esfriar.
Adicione o creme de chocolate e decore com frutinhas, usei physalis. Se quiser, leve à geladeira por cerca de 2h antes de servir. Está pronto!

Dicas

  • Você pode servir esse creme sozinho, preparar tortinhas e até usar para cobrir bolos ou como recheio de ovos de Páscoa. Veja também: sugestões de receitas para a Páscoa.
  • Existem biscoitos do tipo maisena veganos, mas se quiser ver outras opções de massa pra sua torta, dê uma olhadinha nestas opções: base com farinha de trigobase com castanha de cajubase com amêndoas.
  • Essa receita não tem segredo; você pode adicionar um pouco mais de um ou outro ingrediente, pode trocar o café por leite vegetal, o cacau por achocolatado em pó, o melado por açúcar, pode por canela em pó…
  • Guarde este creme na geladeira por até 4 dias e caso fizer as tortinhas, recomendo que consuma em até 2, pois o creme vai amolecer a massa (o mesmo vale se rechear ovos de Páscoa).
  • Se estiver difícil pra bater, adicione mais líquido (café ou leite vegetal).
  • Nesta receita, você pode usar o tofu que eu ensinei aqui, que tem o sabor mais neutro, ou comprar pronto o que for de sua preferência. Pra gravar esta receita, eu usei um da marca Kinugoshi (recomendo o extra soft), paguei R$9,50 em um pacote de 400g. Achei ele bem macio e neutro.
  • Se você não gosta de tofu ou não pode comer por algum motivo, dê uma olhadinha nesta outra versão de mousse, que é feita com abacate e que fica muito gostosa.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.