Sorvete Napolitano Vegano

Aprenda a fazer um delicioso sorvete napolitano que não leva leite, nem leite condensado na composição!
Quando eu era criança, costumava escolher o sabor napolitano porque na minha cabeça estava saindo no lucro por ter 3 sabores em um só sorvete. Estava me lembrando estes dias, por isso resolvi preparar esta versão vegana em homenagem ao dia das crianças deste ano! ♥

Ingredientes

Sorvete sabor “creme”:

1 xícara (de chá) de leite de coco caseiro
3 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
5 gotas de essência de baunilha baunilha
1 colher (de sopa) de amido de milho misturada com 3 colheres (de sopa) de água – no lugar do amido, você pode usar goma de tapioca ou farinha de trigo
1/2 colher (de chá) de emulsificante (veja mais sobre este ingrediente na parte de dicas)

Sorvete sabor “chocolate”:

1 xícara (de chá) de leite de coco caseiro
3 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
2 colheres (de sopa) de cacau em pó
5 gotas de essência de baunilha baunilha (opcional)
1 colher (de sopa) de amido de milho misturada com 3 colheres (de sopa) de água
1/2 colher (de chá) de emulsificante

Sorvete sabor “morango”:

150g de morangos lavados e bem picados
4 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
1 xícara (de chá) de leite de coco caseiro
1 colher (de sopa) de amido de milho misturada com 3 colheres (de sopa) de água
1/2 colher (de chá) de emulsificante (veja mais sobre este ingrediente na parte de dicas)

  • Preço médio: R$9,00

  • Rende cerca de 720ml de sorvete

  • Tempo de preparo: 25 minutos (preparo dos cremes) + 4 horas (freezer) + 30 minutos (bater) + 2 horas (freezer)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Sabor creme:

Coloque em uma panela em fogo médio 1 xicara de leite de coco caseiro, 3 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal, 5 gotas de essência de baunilha, misture e deixe ferver.
Quando estiver fervendo, abaixe o fogo. Em seguida, adicione 1 colher (de sopa) de amido de milho misturada com 3 colheres (de sopa) de água, misture até engrossar e desligue.
Coloque este creme em uma vasilha, de preferência de metal ou cerâmica, e reserve.

Sabor chocolate:

Coloque em uma panela em fogo médio, 1 xícara de leite de coco caseiro, 3 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal, 2 colheres (de sopa) de cacau em pó e, se quiser, adicione 5 gotas de essência de baunilha. Misture e deixe ferver.
Quando estiver fervendo, abaixe o fogo, adicione 1 colher (de sopa) de amido de milho misturada com 3 colheres (de sopa) de água, misture até engrossar e desligue. Reserve em uma vasilha também.

Sabor morango:

Coloque cerca de 150g de morangos cortados em uma panela em fogo médio, adicione 4 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal, misture e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até obter uma espécie de geleia mais molinha. Adicione 1 xícara de leite de coco caseiro, misture e assim que ferver, coloque 1 colher (de sopa) de amido de milho misturada com 3 colheres (de sopa) de água. Misture até engrossar, desligue e reserve.

Assim que todos os cremes estiverem frios, cubra/tampe e leve ao freezer por cerca de 4 horas, até ficarem bem duros.

Retire um sabor, espere descongelar por cerca de 10 minutos e quebre em pedaços menores. Coloque em uma batedeira, adicione 1/2 colher (de chá) de emulsificante e bata em velocidade rápida por cerca de 10 minutos, até obter um creme mais fofinho.
Devolva à vasilha e retorne ao freezer.

Em seguida, repita este mesmo processo com os outros sabores, retirando do freezer, quebrando em pedaços menores e batendo com 1/2 colher (de chá) de emulsificante. Depois retorne à vasilha e leve ao freezer por cerca de 15 minutos. Este tempo no freezer ajuda a ficar mais fácil na hora de colocar os 3 sabores juntos, senão vira uma coisa só. Você pode colocar eles um do lado do outro, como fiz, ou fazer em camadas.

Para a montagem:

Retire os sabores do freezer e coloque em uma vasilha maior, com o auxílio de uma colher. Leve ao freezer por mais 2 horas antes de servir. Está pronto!
* Se deixar mais que duas horas no freezer, antes de servir, retire o sorvete por cerca de 10~15 minutos.

Dicas

  • Eu fiz uma receita de leite de coco caseiro e deu certinho para esta receita.
  • Você pode fazer esta receita com leite de coco caseiro, com leite de amêndoas e de amendoim.
  • Se quiser usar leite de coco industrializado, sugiro que dilua em água, no caso use 1/2 xícara deste leite de coco mais 1/2 de água, para não ficar muito forte.
  • Não testei com outros leites vegetais, como de aveia, de arroz, de soja… caso você fizer, compartilha aqui com a gente?
  • No lugar do amido de milho, você pode usar farinha de trigo ou goma de tapioca.
  • Para complementar o seu sorvete, você pode adicionar o resíduo do leite de coco, ou coco ralado mesmo, depois que bateu o sorvete branco.
  •  Também pode colocar granulado de chocolate, existem opções sem leite, ou chocolate picadinho, pra fazer um sorvete de flocos.
  • Eu ensinei a preparar os 3 sabores, mas você pode fazer apenas um, apenas duplicando ou triplicando a receita.
  • Muitas pessoas me perguntam sobre emulsificantes. Eles são bem baratinhos e rendem MUITO… Compro em lojas de doces, destas que vem atacado, pra sorveterias e festas, e já encontrei por cerca de 3 reais. Também já comprei online. Existem emulsificantes veganos, como o Marvigel (Marvi) e Arcolor para bolos – informações confirmadas com os SACs das empresas, veja aqui na parte das dicas.
  • Se quiser ver outras receitas de sorvetes veganos, temos o de abacaxio de paçoca, temos também a banana split feita apenas com frutas, o sorbet de limão siciliano e manjericão e os picolés de kiwi com chocolate e kiwi com limão.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.