Estrogonofe de Cogumelos com Creme de Inhame

Estrogonofe é um prato super fácil de preparar, gostoso e perfeito para o dia a dia. Eu gosto tanto que já ensinei receita de estrogonofe de grão de bico, berinjela, palmito, shimeji e proteína de soja.
Nessa receita, o segredo é o creme de inhame, que é bem neutro e substitui o creme de leite, deixando o molho bem cremoso e nutritivo. ♥

Ingredientes

1 xícara (de chá) de inhames descascados e picados (cerca de 100g)
200g de cogumelos Paris
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 e 1/2 xícara (de chá) de extrato de tomate
1 ramo de manjericão fresco
Uma pitada de açúcar
1/2 colher (de sopa) de mostarda
Salsinha e cebolinha picadas a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto
Pimenta moída a gosto

  • Preço médio: R$9,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o creme de inhame.
Em uma panela, coloque 100g de inhames descascados e picados, adicione 2 xícaras de água filtrada e cozinhe até ficarem bem macios.
Coloque os inhames cozidos em um processador ou liquidificador potente mais meia xícara da água do cozimento e bata até obter um creme uniforme. Reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue os cogumelos Paris fatiados, até a água que eles liberarem secar. Adicione a cebola picada, os dentes de alho picados, tempere com sal a gosto e refogue até ficarem levemente dourados. Acrescente o extrato de tomate, o ramo de manjericão fresco, uma pitadinha de açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Se gostar, adicione mostarda. Misture e adicione o creme de inhame. Retire o ramo de manjericão, adicione salsinha e cebolinha picadas e tempere com pimenta a gosto.
Sirva com arroz e batata palha e está pronto!

Dicas

  • Se você não gosta de cogumelos ou acha que são muito caros, pode usar outro ingrediente no lugar, como os que utilizei nas outras receitas de estrogonofe, como berinjela, grão de bico, palmito…
  • Nessas receitas que eu já ensinei, utilizei outros ingredientes pra dar cremosidade, como leite de aveia (como fiz aqui), que encorpa quando aquecido, pode usar creme de soja (como esse), leite de coco de vidrinho (como esse) ou leite vegetal com farinha de trigo ou amido de milho (como esse).
  • Você também pode utilizar o creme de castanha de caju (ensinado junto com essa sopa) e a biomassa de banana verde para dar cremosidade em molhos, como estrogonofes.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.